Total de visualizações de página

domingo, 14 de abril de 2013

Mapas e Feudalismo

Mapas e Feudalismo


- Os Mapas são Importantes para saber se localizar (onde está) e saber se deslocar (onde ir).

- Os Mapas foram criados no início da humanidade (há cerca de 200 mil anos), sendo as pinturas rupestres nas cavernas. Podem ser considerados “Mapas Primitivos” porque localizam (sejam animais, pessoas, rios, árvores, montanhas, etc). Desde que existe o Homo Sapiens no planeta Terra, este expressará em mapas sua territorialidade.


- “Mapas modernos” foram criados durante o feudalismo há mais de 2000 anos. Os elementos dos mapas modernos são: título (revela o significado do mapa, o seu assunto), escala (representa a área cartografada) e legenda (revela o significado das cores).

- Os “Mapas Modernos” foram feitos no Feudalismo por padres do Clero. Eram os "mapas teológicos". O Clero detinha o poder político na sociedade feudal e dominava o conhecimento (escolas, universidades, etc), quem questionasse este poder do clero ou o seu conhecido produzido poderia sofrer graves consequências (vide Giordano Bruno, Nicolau Copérnico, etc).

- Em meados do século V surgirá o Modo de Produção Feudal. A divisão de classes sociais no feudalismo era:

 
- Os mapas detinham a ideologia da classe dominante da época (o Clero) e refletiam o desconhecimento científico da época: o planeta Terra seria o “centro do Universo”; o “Sol girava ao redor do planeta Terra”; o “planeta Terra era plano e não esférico” e a “Terra Santa (Jerusalém) como centro do planeta Terra”.







Conceito Cosmográfico do Geógrafo Cristão - séc XI










Mapa de Sallustio - séc IV







4 comentários:

  1. Professor Wladimir! Como eu titularia um mapa do feudalismo?

    ResponderExcluir
  2. Há cerca de 3.500 anos, a Bíblia declarou que a Terra estava suspensa “sobre o nada”. (Jó 26:7) No oitavo século AEC, Isaías fez clara referência ao “círculo [ou esfera] da terra”. (Isaías 40:22) Uma Terra esférica posicionada no espaço vazio sem nenhum tipo de sustentação visível ou física

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lucas, a Bíblia já dizia muitas verdades sobre a terra muito antes de qualquer cientista provar. Pegar um texto aqui e outro ali, como o professor fez, é fácil. Mas citar todos, principalmente esses que você citou, ninguém faz né?

      Excluir