Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Filme “Revolução dos Bichos” - EXERCÍCIOS


Filme “Revolução dos Bichos”.

A Revolução dos Bichos” de John Stephenson
Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.

_____



 Debate do Filme e Exercícios.
1-    Durante o Debate, É importante falar que o filme é uma “fábula” que queria falar sobre a Revolução Russa e queria criticar o “stalinismo” na União Soviética. Importante também fazer as seguintes analogias dos personagens do filme com personagens reais:
·         Humanos: os capitalistas
·         Animais: os trabalhadores
·         Fazenda Manor: A Rússia
·         Fazenda Animal: URSS
·         Animalismo: Socialismo
·         Fazendeiro Mr Jones: irresponsável, cruel (Czar Nicolau II)
·         Pilkington: Inglaterra (país que detinha a maior parte dos capitais investidos na Rússia antes da revolução)
·         Old Major: sábio, respeitado, ajuda a organizar a revolução (Karl Marx ou Lênin)
·         Snowball: grande teórico e orador, um dos líderes da revolução (Trotsky)
·         Napoleon: líder oportunista, cruel e corrupto (Stálin)
·         Squealer: persuasivo, símbolo da máquina de propaganda do aparato stalinista
·         Boxer: trabalhador incansável e dedicado, simboliza o proletariado.
·         Corvo Moisés: símbolo religioso. Impressão de Orwell sobre a Igreja
·         Porcos: militantes do Partido Comunista
·         Cães: exército privativo dos porcos, muito parecido com a KGB
·         Moinho de Vento: a indústria russa.

2- Alunos responderão às seguintes questões:
1)    Como viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?
2)    Porque os animais se revoltaram contra o fazendeiro? Eles representam quem na Revolução Russa?
3)    Explique como os animais viviam no período do “Animalismo”?
4)    Porque a Revolução dos Bichos não deu Certo? O que alguns porcos começaram a fazer?
5)    O que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?


___

 SETE MANDAMENTOS DO ANIMALISMO 



1. QUALQUER COISA QUE ANDA SOBRE DUAS PERNAS É INIMIGO.

2. O QUE ANDA SOBRE QUATRO PERNAS, OU TENHA ASAS, É AMIGO.

3. NENHUM ANIMAL USARÁ ROUPA.

4. NENHUM ANIMAL DORMIRÁ NA CAMA.

5. NENHUM ANIMAL BEBERÁ ÁLCOOL.

6. NENHUM ANIMAL MATARÁ OUTRO ANIMAL.

7. TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS.

3 comentários:

  1. infelizmente não posso... tem que ver o filme, fazer o debate e responder as questões...

    ResponderExcluir
  2. 1- momento que compõem o enredo (o todo da narrativa)??

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse filme. É ótimo para trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir