Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AULA - Crescimento Populacional Mundial

Crescimento Populacional Mundial.
- O estudo da demografia (estudo estatístico das populações) nos ajuda a revelar as mudanças políticas sociais e econômicas de um lugar. Através do conhecimento de dados demográficos se pode racionalizar o espaço geográfico, aplicar programas de saúde e educação, construir estradas, habitações, etc.


- A população mundial cresceu por causa do surgimento do Capitalismo.
- Capitalismo proporcionou uma intensificação da urbanização e uma revolução técnico-científica, que irão diminuir a taxa de mortalidade, aumento o crescimento populacional. Há um rompimento do equilíbrio entre as taxas elevadas de natalidade e de mortalidade (que marcaram as sociedades pré-industriais, ou as sociedades viventes no “meio natural”). Além do mais, o modo de produção capitalista necessita que as pessoas vivam mais (sobretudo a classe trabalhadora), para trabalhar mais e não morrer rapidamente (tendo uma pequena expectativa de vida).
- A intensificação da urbanização = está relacionada com a industrialização, vai fazer com que o Estado busque planejar todos os espaços da cidade, criando uma rede de saneamento básico, que contribuirá para diminuir a taxa de mortalidade e para o aumento do crescimento populacional.
- A revolução técnico-científica = vai fazer com que surja a medicina e a industria farmacêutica, também contribuindo para diminuir a taxa de mortalidade e para o aumento do crescimento populacional.
- O crescimento populacional é diferenciado nos países:
- países desenvolvidos = o capitalismo chegou primeiro (entre séculos 18-20) e estes países passarão pela primeira fase da “transição demográfica” mais cedo que os outros. A primeira fase da “transição demográfica” é caracterizada pelo grande crescimento populacional (que acontecerá entre 1800-1950). Atualmente estes países estão passando pela última fase da “transição demográfica”, com diminuição da população (além de um envelhecimento e da redução da taxa de natalidade).
- países emergentes e subdesenvolvidos = o capitalismo chegou recentemente (após 1950 ou mesmo somente no século 21) e estes países estão passando somente agora pela primeira fase da “transição demográfica” (por isso do alto crescimento populacional). Eles só entrarão na última fase da “transição demográfica” (com diminuição da população), daqui há alguns anos (dependendo do país, de 20 à 80 anos).
- Costuma-se dividir a “transição de demográfica no mundo” em 3 fases para 3 grupos de países:
- o primeiro grupo ocorre em “países subdesenvolvidos” (com fecundidade elevada, declínio de mortalidade e alta taxa de crescimento vegetativo);
- o segundo grupo ocorre em “países emergentes ou em desenvolvimento” (com estabilização da mortalidade, baixa fecundidade e diminuição do ritmo de crescimento vegetativo);
- o terceiro grupo ocorre em “países desenvolvidos” (com estabilização das taxas de fecundidade e de mortalidade, cm crescimento populacional baixo ou negativo).





Mapa Transição Demográfica no Mundo 
Mapa Transição Demográfica no Mundo - 2 
- Sugestão para os alunos fazerem um "Mapa de Crescimento Populacional Mundial".
-          Titulo: “Mapa do Crescimento Populacional Mundial”.
-          Escala: 1:30.000.000
-          Legenda:
[] África
[] América Latina
[] Ásia/Oceania
[] EUA/CANADÁ
[] Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário